segunda-feira, 7 de junho de 2021

Concordância de Hora & Questões Radicais


As opiniões contraditórias de Bonatus e Lilly

Compilado por Deborah Houlding

Tradução da versão inglesa por, Paulo Alexandre Silva

Este pequeno ensaio demonstra a contradição nas definições de ‘concordância de hora’ como explicado pelo astrólogo italiano do século XIII, Guido Bonatti, e pelo perito em horária do século XVII, William Lilly.

Em relação à concordância da hora planetária, o astrólogo de horária Inglês do século XVII William Lilly explica:

"Todos os antigos que escreveram sobre questões avisam o astrólogo que antes de dar o julgamento, deveria considerar se a figura é radical e capaz de julgamento. A questão será então considerada radical ou capaz de ser julgada, quando o regente da hora no momento da apresentação da questão, e do levantamento da figura, e o regente do ascendente ou da primeira casa são da mesma triplicidade, ou da mesma natureza".

Lilly então propõe uma demonstração, utilizando uma hora regida por Marte, para ilustrar o que ele quer dizer exatamente:

O regente da hora e o ascendente são da mesma triplicidade:

"Como, por exemplo: deixe o regente da hora ser Marte, deixe o signo de Escorpião, Caranguejo ou Peixes ascender, esta questão é então radical, porque Marte é o regente da hora e da triplicidade da água, ou dos signos Caranguejo, Escorpião ou Peixes".

De acordo com a técnica de Lilly, Marte é o principal regente da triplicidade da água, tanto de dia como de noite. Com as outras triplicidades, a regência modifica-se se o mapa for diurno ou noturno. Esta concordância só se aplica quando o planeta é o regente da triplicidade apropriada (para a triplicidade do fogo: o Sol num mapa diurno e Júpiter à noite).

Triplicidades - Humor - Regente Diurno - Regente Noturno

Fogo: Carneiro, Leão, Sagitário - Quente e Seco - Sol - Júpiter

Terra: Touro, Virgem, Capricórnio - Frio e Seco - Vênus - Lua

Ar: Gémeos, Balança, Aquário - Quente e Húmido - Saturno - Mercúrio

Água: Caranguejo, Escorpião, Peixes - Frio e Húmido - Marte Marte

O regente da hora é o regente do ascendente:

Marte concorda com Carneiro e Escorpião, porque rege ambos os signos.

O regente da hora possui a mesma natureza humoral que o ascendente:

Marte concorda com Carneiro, Leão e Sagitário, porque Marte é quente e seco em humor temporal, como são esses signos.

Planeta - Humor - Concorda com

Saturno - Frio e Seco - Terra

Júpiter - Quente e Húmido - Ar

Marte - Quente e Seco - Fogo

Sol - Quente e Seco - Fogo

Vênus - Frio e Húmido - Água

Mercúrio - Frio e Seco - Terra

Lua - Frio e Húmido - Água

Nota: estas qualidades estão algo simplificadas com a finalidade de clareza no entendimento. É mais correto pensar em Júpiter como ‘tépido e húmido’ em vez  de ‘quente  e húmido’, e Vénus como ‘fresca e húmida’ em vez de ‘fria e húmida’. Ambas, Vénus e Lua, embora geralmente classificadas como ‘frescas e húmidas’, são planetas temperados que se diz possuírem uma capacidade moderada de aquecimento. Nem o Sol  é  tão  destrutivamente quente e seco como é Marte. Mercúrio pode ser variável no seu humor, de acordo com a sua localização e relação para com outros planetas no mapa, mas inclina-se naturalmente para ser fresco e seco.

De acordo com a demonstração de Lilly, uma questão colocada na hora de Marte iria mostrar concordância de hora planetária para mapas que tenham Carneiro, Caranguejo, Leão, Escorpião, Sagitário ou Peixes no ascendente. Nunca seria possível encontrar concordância de hora planetária na hora de Marte quando Touro, Gémeos, Virgem, Balança, Capricórnio ou Aquário estão no ascendente.

A definição de Bonatti:

Muitas passagens na Astrologia Cristã exibem uma semelhança próxima aos capítulos dos textos do início do século XIII de Guido Bonatus, o qual Lilly reconheceu como uma das suas fontes. Mas note o que Bonatus tem para dizer sobre encontrar a concordância de hora planetária:

“A 143ª Consideração é que considere o modo de julgar, e através de que meios deve alcançar algum julgamento, para que possa examiná-lo e acertadamente analisá-lo, e de acordo com a forma que as estrelas lhe mostram a sua verdade a ser revelada. O método cuja consideração é esta, irá observá-lo de quatorze modos.

O primeiro modo é se o querente questiona devido a uma intenção ou não. Pois se o regente do ascendente e o regente da hora forem o mesmo, ou os signos nos quais estiverem os significadores anteriormente mencionados, forem da mesma triplicidade ou da mesma compleição, a questão irá ser proveniente de uma intenção. Se de facto assim não for, ou se o ascendente estiver no final de qualquer signo, a questão não irá ser proveniente de uma intenção, nem radical”.

Para esclarecer, as condições de acordo com Bonatus são:

O regente da hora é o regente do ascendente:

Isto é, Marte concorda com Carneiro e Escorpião.

O regente da hora e o regente do ascendente estão na mesma triplicidade:

Marte como regente da hora irá proporcionar concordância de hora planetária a qualquer signo no ascendente, sempre que ele e o regente do ascendente estejam ambos em signos da mesma triplicidade (fogo, ar, etc.). Por exemplo, Marte consegue encontrar concordância com Capricórnio a ascender quando Marte está em Escorpião e Saturno está em Peixes, pois o regente da hora e o regente do signo estão ambos em signos de água. Não existe nenhum signo que seja potencialmente incapaz de oferecer concordância planetária quando ascende numa hora regida por Marte.

O regente da hora e o ascendente concordam em compleição (humor):

 Isto é, Marte concorda com Carneiro e Escorpião.

Com a recente tradução do trabalho de Bonatti em inglês, somos capazes de esclarecer alguns dos princípios que são utilizados por Lilly. Contudo, nesta situação temos duas fontes tradicionais importantes que variam na sua descrição de uma das três condições pelas quais afirmam que a ‘concordância de hora’ é determinada. Não é claro se Lilly interpretou incorretamente a definição de Bonatti, ou se um ou ambos destes autores se referiam a outros textos que explicavam a concordância de triplicidades de forma diferente. Para responder a isso precisamos de localizar mais indícios provenientes de textos de horária anteriores que comentaram sobre este princípio. Por agora, eu pessoalmente aceito a concordância de hora se qualquer uma das qualificações apresentadas por Lilly ou Bonatus são reunidas. Isto aumenta o potencial de encontrar a concordância de hora planetária, mas na minha experiência um determinado relaxamento da regra como era previamente compreendida é necessário, para explicar os vários mapas que são claramente sinceros e radicais e que no entanto não revelam qualquer concordância de hora planetária. Se pretende considerar ambas como eu faço, as condições completas são como se segue:

  • O regente da hora é o regente do ascendente:

Isto é, o regente da hora rege o signo do ascendente.

  • O regente da hora e o regente do ascendente estão na mesma triplicidade:

Isto é, estão ambos em signos de ar, ou ambos em signos de fogo, etc.

  • O regente da hora e o ascendente são da mesma triplicidade:

Isto é, o regente da triplicidade concorda com os signos que rege de dia ou noite.

  • O regente da hora possui a mesma natureza humoral que o ascendente:

Isto é, planetas ‘quentes e secos’ concordam com signos ‘quentes e secos’, etc.

Por exemplo, os resultados para Marte e Vénus podem ser tabelados como se segue:

Hora      Concorda com:  Porquê?

Marte    Carneiro - Rege o signo e concorda em humor.

               Caranguejo - Rege a triplicidade.

               Leão - Concorda em humor.

               Escorpião - Rege o signo e a triplicidade.

               Sagitário - Concorda em humor.

               Peixes - Rege a triplicidade.

Qualquer ascendente quando o seu regente está na mesma triplicidade que Marte.

Hora      Concorda com:  Porquê?

Vênus    Touro - Rege o signo e a triplicidade de dia.

               Caranguejo - Concorda em humor.

               Virgem de dia - Rege a triplicidade.

               Balança - Rege o signo.

               Escorpião - Concorda em humor.

               Capricórnio de dia - Rege a triplicidade.

               Peixes - Concorda em humor.

Qualquer ascendente quando o seu regente está na mesma triplicidade que Vênus.